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terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[Hammer 3.x iniciantes] Baixe e configure o hammer 3.x !

Bom, se você chegou aqui pela primeira vez você está no lugar certo, este é o primeiro tutorial de uma serie, que será dedicada a criação e construção de mapas para counter strike.
ao final de cada tutorial será colocado um link para o proximo da série,


Aprenda a criar mapas para Counter-Strike

O que você precisa saber

O Half-Life foi criado pela empresa desenvolvedora de games Valve Software. O engine (mecanismo responsável pelo funcionamento do jogo) utilizado no jogo é uma versão melhorada do que foi utilizado igualmente famoso Quake. Vale lembrar que, o Counter-Strike é uma mod (modificação) do Half-Life.

Utilizando o engine do Quake, a Valve não perdeu tempo desenvolvendo e programando novamente tudo que o já existia. Por conta disso, muitos componentes de jogo que rodam no Half-Life foram desenvolvidos para outros jogos da id software, empresa que criou e desenvolveu o Quake e outros sucessos.

Estamos falando isso porque o Quake não é um jogo novo e isso acaba trazendo grandes limitações na hora que você for compilar (transformar sua programação no formato suportado pelo jogo) o seu mapa. Além de muita criatividade, você precisa ter sempre em mente o que poderá sobrecarregar seu mapa.

Para começar
O editor mais utilizado para criação de mapas no Half-life é o Hammer. Existem muitos outros editores, mas pelo grande número de pessoas que utilizam esse software, e pela facilidade de encontrar fóruns na Internet, iremos adotá-lo nesse tutorial.


Faça o download dos seguintes softwares:


Hammer Versão 3.4

Programas Uteis



Configuração do Hammer para Half-Life e seus mods

Essa configuração é essencial para que você consiga começar a fazer seus mapas e compila-los. Estamos colocando abaixo as telas de configuração com alguns comentários. Em caso de dúvidas, o Hammer possui uma ajuda detalhada em inglês de cada fase desta configuração.

Assim que você terminar a instalação e carregar o Hammer pela primeira vez, aparecerá a opção para que você comece a configurar o produto. Se você selecionou a opção para não configurar o software, essa opção estará acessível através da opção tools e options.

Game Configurations


http://www.cruellklan.com.br/imagens/nov-2009/configurar_hammer3x01.jpg

A tela acima estará em branco caso seja a primeira instalação do Hammer em sua máquina. Complete-a  mudando apenas as pastas de acordo com a sua instalação. Por exemplo, se o seu Half-Life está instalado em c:\hl na sua configuração tudo que está acima como c:\games\half-life deve ser substituído por c:\hl.

Configuration: é recomendável colocar o nome do mod que você deseja fazer os mapas.
Game Data Files: é o arquivo que contém todas as entidades do jogo. Ele fica localizado no diretório \Hammer\fgd. Você pode usar o próprio Hammer ou baixar um mais atual e salvar no mesmo diretório (recomendável).
Game executable: ´e arquivo executável do Halflife, normalmente é o HL.exe que está no diretorio valve
Mod Directory: é o diretório do seu mod, por exemplo c:\hl\cstrike
Game directory: é o diretório do game, normalmente no counter strike é o diretorio "valve"
RMF directory: é a pasta onde você arquivará seus mapas no formato do hammer

Build Programs

http://www.cruellklan.com.br/imagens/nov-2009/configurar_hammer3x02.jpg

Complete esta tela utilizando os mesmos valores acima, mudando apenas para a pasta correspondente onde se encontra instalado zhlt (lembra ? você descompactou ele logo no inicio desse tutorial

Textures

http://www.cruellklan.com.br/imagens/nov-2009/configurar_hammer3x03.jpg

Aqui você inclui os arquivos wad (arquivos de textura). É muito importante adicionar esses arquivos. Recomendamos que você use as principais texturas do Half-Life e do Counter-Strike (Halflife.wad, cstrike.wad, xeno.wad, liquids.wad, decals.wad, etc). Você pode achar outros arquivos wads na Internet.

Você pode achar os wads na sua pasta counter strike ou counter strike_portuguese

Como compilar seu mapa

Quando você quiser gerar o arquivo.BSP, que é o seu mapa compilado, você pode apertar F9 ou apertar no botão da barra superior chamado (Run Map!), antes de iniciar a compilação, veja se seu mapa tem algum erro, utilizando o alt + P.

Executando a operação acima, uma janela se abrirá. Selecione quais opções você quer utilizar e é só esperar. Dependendo da complexidade do seu mapa, esse processo pode demorar minutos, horas ou dias!

http://www.cruellklan.com.br/imagens/nov-2009/configurar_hammer3x04.jpg

Pronto agora você já tem o hammer e o zhlt instalados e configurados em sua máquina e está pronto pra começar a trabalhar com criação de mapas.

no proximo tutorial eu ensinarei como criar um mapa simples, com times, efeitos e outra coisas mais.

esse tutorial será uma serie dedicada a construção de mapas para counter strike e condition zero, mais o programa pode ser aplicado para construção de mapas para outros jogos, porem não me aprofundarei em outros jogos, pois estaria fugindo do tema desta série.


Créditos: Toscano

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